sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

PESQUISA - "CONFIRMADO : REPOSIÇÃO HORMONAL AUMENTA RISCO DE CÂNCER DE OVÁRIO"


Metade dos estudos epidemiológicos com dados sobre uso de terapia hormonal na menopausa e o risco de câncer de ovário permanecem sem publicação e alguns estudos retrospectivos poderiam ter sido influenciados pela participação seletiva ou recall
O objetivo da meta-análise publicada pelo The Lancet foi avaliar com viés mínimo os efeitos da terapia hormonal sobre o risco de câncer de ovário.
Os conjuntos de dados de participantes individuais de 52 estudos epidemiológicos foram analisados de forma centralizada. A análise principal envolveu os estudos prospectivos (com o uso de terapia hormonal por mais de quatro anos) e as análises de sensibilidade incluíram os estudos retrospectivos.
Durante o seguimento prospectivo, 12.110 mulheres na pós-menopausa, 55% (6.601) das quais tinham usado a terapia hormonal, desenvolveram câncer de ovário.
Entre as mulheres registradas como usuárias atuais, o risco foi aumentado mesmo com menos de cinco anos de uso. 
Este risco foi semelhante em estudos prospectivos europeus e americanos e para o uso tanto de preparações com estrógeno apenas, quanto para aquelas com estrogênio e progesterona, mas diferiu entre os quatro principais tipos de tumores. 
O risco diminuía a medida que o tempo de suspensão dos hormônios aumentava, embora cerca de 10 anos depois de ter parado de usar  ainda havia um excesso de tumores serosos ou endometrioides "
O estudo foi financiado pelo Medical Research Council, Cancer Research UK.

Fonte : http://www.news.med.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário