segunda-feira, 22 de julho de 2013

SAÚDE - "VITAMINA D IMPEDE E COMBATE MIOMAS UTERINOS"


Além de contribuir no controle da pressão arterial e na manutenção do peso, a Vitamina D ajuda a combater o risco de desenvolver miomas uterinos. 

A novidade foi revelada pelo National Institutes of Health dos Estados Unidos e publicado recentemente no periódico Epidemiology. 

Miomas são tumores benignos que, por causar dor e sangramento, levam muitas vezes as mulheres a ter que retirar o útero. 
Participaram do estudo 1.036 mulheres com idades entre 35 e 49 anos, que foram monitoradas entre os anos de 1996 a 1999. As voluntárias se submeterem a exames de ultrassom uterino e de amostras de sangue - para verificar os níveis da forma primária da vitamina D na circulação, chamada de 25-hydroxy D.
As que apresentaram mais de 20 nanogramas por mililitro de 25-hydroxy D foram classificadas no grupo com níveis suficientes da substância, apesar de alguns especialistas acreditarem que níveis ainda maiores são necessários à boa saúde. 

A principal fonte de vitamina D é a luz solar, mas alguns alimentos também possuem quantidades consideráveis da substância. São eles os ovos, a sardinha em lata, o queijo cheddar, a manteiga, o iogurte e o óleo de fígado de bacalhau. 

(http://bemstar.globo.com/)

Por Yasmin Barcellos

Nenhum comentário:

Postar um comentário