quinta-feira, 16 de maio de 2013

SAÚDE - "QUADROS DE GRIPE E A IMPORTÂNCIA DA VITAMINA D"



Embora a vitamina C seja mais conhecida como fonte de combate contra gripes e resfriados, muitos estudos sugerem que a vitamina D tem igual ou maior importância que a primeira.
Uma pesquisa publicada pela Universidade de Wisconsin nos EUA aponta que a vitamina D tem sido reconhecida como essencial para o corpo humano.
As novas evidências sugerem que ela também desempenha um importante papel regulador do sistema imunológico, talvez incluindo respostas imunes à infecção viral.
 Estudos epidemiológicos mostram que a deficiência de vitamina D pode conferir maior risco de gripe e infecção do trato respiratório.
Estudos adicionais reafirmam a tese. Outra pesquisa da Universidade de Colorado, nos Estudos Unidos, concluiu que a deficiência de vitamina D pode aumentar o risco de contrair gripes e resfriados.
A pesquisa, ainda mais abrangente, examinou quase 19 mil adultos e adolescentes e verificou que aqueles que tinham menores níveis de vitamina D no sangue apresentaram casos de resfriados e gripes com mais frequência.
A vitamina C é usada na prevenção de resfriados e de outros problemas respiratórios há décadas, mas essa eficiência é sustentada por pouca literatura científica.
 Enquanto isso, evidências do papel da vitamina D no sistema imunológico passaram a se acumular.
Os autores desses estudos destacam que os resultados devem ser confirmados por testes clínicos antes que a vitamina D possa ser recomendada na prevenção de gripes e resfriados.
Mas ainda sim, a importância da vitamina é essencial na alimentação, porque além de prevenir possíveis infecções respiratórias, também pode ajudar a combater e prevenir doenças ósseas, cardiovasculares, hipertensão e até mesmo mal de Parkinson, segundo novos estudos sobre a vitamina D publicados na Agência FAPESP.
(JESSICA MORAES)




Nenhum comentário:

Postar um comentário