quarta-feira, 10 de outubro de 2012

PESQUISADORES DE SISTEMAS QUÂNTICOS LEVAM PREMIO NOBEL DE FÍSICA 2012


{TOCANDO O INTOCÁVEL}

Tema que anda super bem cotado por aí, a física quântica já rendeu a empresa D-WAVE US$ 30 milhões (cerca de R$ 60 mi) em investimentos por grandes empresas da tecnologia que estão morrendo de vontade de ter um computador quântico. 
Serge Haroche e David J. Wineland de alguma forma vão ajudar esses e outros sonhos quânticos a se tornarem realidade.
Eles desenvolveram formas de medir partículas quânticas – ou seja, partículas minúsculas – sem destruí-las, algo que até então era considerado impossível. “Eles abriram a porta para uma nova era de experimentação em física quântica”, argumentou o comitê do Nobel.
De forma independente, a pesquisa de cada um desenvolveu métodos para medir e manipular partículas individuais sem destruí-las, preservando a sua natureza quântica. Esses delicados estados quânticos antes eram inacessíveis para observação direta.
Embora desenvolvidos independentemente, seus métodos têm muitas coisas em comum. David Wineland prendeu átomos eletricamente carregados – ou íons – em “armadilhas”, controlando-os e medindo-os com a luz (fótons), e Serge Haroche fez o inverso, controlando e medindo fótons aprisionados através do envio de átomos por uma “armadilha”.
Esses métodos permitiram que o campo da pesquisa quântica avançasse e se aproximasse de aplicações práticas, como a construção de relógios extremamente precisos (cerca de cem vezes mais precisos que os atuais) que poderiam se tornar a base para um novo padrão de tempo.

O nobre Prêmio

O Prêmio Nobel foi criado em 1895 pelo químico, engenheiro e industrial sueco Alfred Nobel, o inventor da dinamite. As premiações passaram a ser entregues em 1901.
Morto em 1896, Nobel determinou em seu testamento que sua fortuna fosse revertida “aos que prestam grandes serviços à humanidade”.
Todos os anos, o prêmio é concedido para pessoas com grandes realizações nas aéreas de física, química, fisiologia ou medicina, literatura e paz. Desde 1968, também é concedido o Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas.
Além de uma medalha e um diploma, os vencedores ganham um prêmio em dinheiro. Neste ano, em consequência da crise econômica, a Fundação Nobel reduziu o valor do prêmio para oito milhões de coroas suecas (cerca de 2,4 milhões de reais) por prêmio, contra 10 milhões de coroas concedidos desde 2001.
A premiação internacional é administrada pela Fundação Nobel em Estocolmo, na Suécia. Os anúncios dos laureados são feitos no início de outubro, mas as entregas só acontecem em 10 de dezembro, no aniversário de morte de Nobel, e ocorrem em duas cerimônias paralelas: em Oslo para o da Paz, e em Estocolmo para os restantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário