quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

"FITOTERAPIA - ÓLEO DE MACADÂMIA E A PELE DA FACE"


"O cheiro bom e a maciez da pele dos bebês tem um nome, ácido palmitoléico"

E este ácido esta presente em nossa pele durante um período de nossas vidas, ou em boa quantidade no óleo de Macadâmia. Este óleo possui coloração amarelo-clara, quase transparente, com sabor suave e agradável. É o único óleo vegetal que contém uma grande quantidade de ácido palmitoléico, um ácido graxo monoinsaturado.

A noz da Macadamia integrifolia é saborosa e altamente nutritiva; contém de 9 a 10% de proteínas e 78% de óleo. Além disso, possui vitaminas e minerais, como cálcio, fósforo, ferro, tiamina, riboflavina e niacina.

Apresenta a seguinte composição: ácido oléico ou ômega-9 (61%), ácido palmitoléico ou ômega-7 (20%) e 610 mg de vitamina E/kg de óleo.

O óleo de nozes da macadâmia é derivado das nozes da árvore tropical Macadamia integrifolia, que cresce principalmente na Austrália e nas ilhas do Havaí. A noz-macadâmia é chamada rainha das nozes e possui aproximadamente 70% de óleo por peso.

O ácido palmitoléico (O.P.A.) pode ser encontrado na secreção sebácea natural da pele, principalmente nos bebês, crianças e adolescentes.

À medida que ocorre o envelhecimento, a quantidade desse ácido graxo na pele diminui. Recomenda-se o consumo de 5 a 10 g/dia, equivalente a 1 colher de sopa/dia.


Quais os benefícios proporcionados pelos Ômegas à saúde?


Aliado a um estilo de vida saudável, cientificamente estão comprovados os efeitos benéficos e a eficácia dos ácidos graxos essenciais que desempenham importante papel no equilíbrio hormonal saudável, fortalecendo o sistema imunológico, prevenindo anomalias neurológicas, problemas cardiovasculares, respiratórios, renais ,artrite reumatóide, colesterol, fígado gorduroso, problemas de pele e também amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa .Devido ao seu poder antioxidante, também é recomendado na prevenção e tratamento de doenças degenerativas.


Como os ácidos graxos podem melhorar a qualidade do sangue ? 


A viscosidade do sangue foi clinicamente associada a doenças cardíacas.


As células vermelhas do sangue, quando apresentam baixo teor de ácidos graxos essenciais insaturados são rígidas e parecem aumentar a espessura do sangue que por sua vez, comprovadamente, diminui sua capacidade de transportar oxigênio às células dos tecidos.


Também um baixo nível de ácidos graxos essenciais nos tecidos e no sangue (acidograma) afeta:

- A resposta inflamatória (menor atividade das células brancas no sangue)

- A flexibilidade das células vermelhas, que têm reduzida sua capacidade de funcionamento , o que a associa a varias enfermidades.

- O comportamento e a função das proteínas, outro componente importante das membranas.

Por outro lado, os ácidos graxos esseciais em níveis normais:

- Atuam como elementos de comunicação entre ás células

- São precursores de certas prostaglandinas.

- Controlam o nível de colesterol, equilibrando-os.

- Favorecem a permeabilidade da pele.


Como os ácidos graxos podem melhorar a qualidade da pele e dos cabelos?



ÓLEO DE MACADÂMIA E A PELE 



Óleo de Macadâmia é um excelente emoliente com alto coeficiente de difusão sobre a pele. Uma grande vantagem é a semelhança e afinidade entre os ácidos graxos contidos no Óleo de Macadâmia e os principais ácidos graxos da secreção sebácea natural presente na pele.


À medida que envelhecemos, a quantidade de ácido palmitoléico (Ômega 7) da pele diminui. O Óleo de Macadâmia ajuda a repor esta substância na pele amadurecida. Devido à sua composição rica em ácidos graxos, o óleo de macadâmia possui destacada atividade hidratante, regeneradora e protetora contra os radicais livres. O Óleo de Macadâmia é indicado para obtenção de hidratação profunda e prolongada.


Além de suas aplicações nos cuidados da pele tem especial utilidade para o fortalecimento e regeneração dos cabelos ressecados e sem brilho, pois potencializa o brilho, fortalece o fio, lubrifica e os mantém hidratados.


Aplicação


A combinação ideal dos ácidos palmítico, palmitoléico e oléico oferece muitas vantagens para a produção de cosméticos, como loções para corpo e rosto, creme, gel, óleo de massagens e protetores solares. Recomenda-se uma concentração de 1 a 5%.


Massagens


Muitos óleos essenciais são ideais para a massagem terapêutica. De modo geral, são utilizados óleos essenciais diluídos em óleos vegetais denominados carreadores, condutores ou óleos base, sempre extraídos à frio, estes óleos entram na proporção de 85 a 95% das formulações.


Os óleos essenciais auxiliam tanto o massagista quanto o paciente no decorrer da massagem, facilitando as mãos a deslizarem pela pele, relaxando ou estimulando o paciente através de seus efeitos orgânicos e aromáticos, tornando a experiência da massagem muito especial, agradável e profundamente terapêutica.


Como introduzir Ácidos Graxos Essenciais no cardápio diário?


Utilizando óleos extraídos a frio como o óleo de gergelim, girassol, macadâmia e linhaça em substituição aos óleos quimicamente refinados. São apreciados para diversas afinidades culinarias tais como saladas, pratos prontos: massas, peixes, aves e aperitivos. Também podem ser consumidos in natura através da ingestão direta (Ver Óleo de Gergelim, Óleo de Macadâmia, Óleo de Linhaça, Óleo de Girassol)
e provocam tantos danos quanto essas.


CONCLUSÕES

Aliado a um estilo de vida saudável, os ácidos graxos essenciais são utilizados na prevenção e tratamento de diversos problemas de saúde, e sua utilização vem crescendo proporcionalmente as descobertas cientificas sobre seus benefícios.


O organismo vivo tem necessidade imprescindível de ácidos graxos essenciais, que não produz por metabolismo próprio e que são encontrados na natureza, como componentes dos óleos e gorduras vegetais. Precisa, portanto recebê-los via externa. Ocorre, porém, que nos processos industriais para a comercialização dos óleos e gorduras vegetais, devido ao aquecimento, os ácidos graxos essenciais, insaturados, perdem a sua bioatividade e as propriedades exigidas pelo organismo.


Os óleos Vital Âtman são extraídos a frio, não passam por processo de refinamento e não tem adição de nenhum componente químico em sua formulação garantindo desta forma sua composição original e, por conseqüência, os benefícios para a saúde que os ácidos graxos essenciais nos proporcionam.

FONTE : VITAL ÂTMAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário