quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

COMPORTAMENTO - "A BUSCA PELO STATUS PODE TE AFASTAR DELE"

(..cachorro não vira gato !)


O desejo de status social é um dos fatores mais importantes a conduzir o comportamento humano. Nosso lugar na hierarquia social pode determinar tudo, desde com quem nos casamos até quanto tempo vivemos.


No entanto, pesquisas recentes sugerem que algumas das coisas que costumamos fazer para impulsionar nosso status podem sair pela culatra: elas podem nos trazer uma sensação boa temporariamente, mas aumentam as chances de ficarmos presos a um menor status.

Um estudo recente descobriu, por exemplo, que quando as pessoas sentem que têm baixo status, elas se oferecem para pagar mais dinheiro do que seria necessário. Aarti Ivanic e seus colegas, da University of San Diego, recrutaram pessoas afro-americanas e caucasianas em um shopping. 

Eles deram para metade de seus participantes uma lista de dez características que geralmente são associadas ao estereótipo afro-americano. Os participantes, então, foram convidados a ler cada característica (por exemplo, "alta capacidade atlética") e indicar o quanto se aplicava a eles. 

O objetivo deste exercício era destacar estereótipos raciais para aqueles participantes, aumentando assim seus sentimentos de baixo status. 

Posteriormente, foi apresentada aos participantes uma descrição de fones de ouvido de alta potência e lhes foi perguntado quanto estariam dispostos a pagar por eles. Os afro-americanos que haviam sido lembrados dos estereótipos raciais se ofereceram para pagar significativamente mais dinheiro pelos fones em comparação com qualquer dos caucasianos ou afro-americanos que não participaram da primeira parte da pesquisa.

Ivanic e seus colegas conduziram um estudo similar on-line, pedindo aos participantes para avaliar um pacote de férias normais em um hotel. Eles tiveram a opção de atualizar para um "luxo" de quarto e perguntou quanto eles estariam dispostos a pagar pela atualização. 

Os participante afro-americanos que tinham lido as características raciais se ofereceram mais uma vez para pagar mais pela atualização de luxo.

Assim, em uma tentativa de reafirmar os sentimentos de status social, os afro-americanos podem ter sido levados a se comportar de uma forma que causou a eles mais injustiça. Afinal de contas, os consumidores que são conhecidos por pagar mais provavelmente serão cobrados a mais. Pesquisas anteriores descobriram que os afro-americanos são frequentemente cobrados mais do que outros grupos pelos mesmos produtos e serviços.

Os estudos de Ivanic centraram-se na questão da raça – um fator altamente presente na corrida pelo status na nossa sociedade. No entanto, todos são potencialmente vulneráveis a sentimentos de baixo status, seja devido à perda de um emprego, à problemas financeiros, ou por estar cercado de pessoas que tenham um status elevado. 

Derek Rucker e Adam Galinsky, da Northwestern University, descobriram que manipular os sentimentos de status das pessoas pode alterar o quanto estas estarão dispostas a pagar por produtos diferentes. Participantes foram convidados a escrever sobre um momento em que eles se sentiram poderosos ou impotentes. Eles foram então apresentados a diferentes produtos e questionados sobre quanto estariam dispostos a pagar por cada um. 

Pessoas que tinham acabado de escrever sobre o sentimento de impotência se ofereceram para pagar significativamente mais por produtos que indicam um alto status, como uma caneta extravagante ou um casaco de peles. Os resultados de Rucker e Galinsky sugerem que as pessoas que regularmente se sentem impotentes podem ter maior risco de entrarem em dívidas.

Além de esvaziar nossas carteiras, sentimentos de baixo status também pode nos levar a um ganho de peso. 

David Dubois e seus colegas desenvolveram vários estudos demonstrando que, quando as pessoas se sentem impotentes, maiores as chances delas optarem por um café extra grande. 

Em um estudo, os pesquisadores examinaram se esta preferência por grandes porções é impulsionado por uma necessidade de status ou um desejo de mais calorias. Depois de manipular os sentimentos de status, os participantes receberam todos a mesma quantidade de alimentos e puderam escolher seus próprios recipientes, que variavam de tamanho, dos bem pequenos aos muito grandes. 

Os participantes que tinham sido induzidos a se sentirem impotentes escolheram potes maiores. Sentimentos de baixa condição nos levam a escolher porções maiores, a fim de sinalizar maior status para os outros. No entanto, optar por tamanhos maiores pode eventualmente levar-nos a ganho de peso, diminuindo assim o nosso status.

Embora nós ainda não saibamos a extensão do que a busca pelo status pode causar para nossa saúde e bem-estar a longo prazo, essas descobertas apontam para algumas possibilidades intrigantes. A busca por status pode desempenhar um papel importante, mas em na maior parte das vezes invisível, na determinação de nossas escolhas.

Quando estamos atormentados com sentimentos dolorosos de baixo status, nosso julgamento pode se tornar confuso. Podemos focar mais na sensação do momento do que em como o nosso comportamento irá nos afetar a longo prazo.

Com o passar do tempo, uma necessidade perpétua de mais status poderia levar-nos a problemas crônicos. A ligação entre status e tamanho da porção, por exemplo, pode ajudar a explicar por que a obesidade tem aumentado mais rapidamente entre os americanos mais carentes e mais pobres.

Paradoxalmente, grupos e indivíduos que se sentem impotentes muitas vezes podem ser mais propensos a sofrer os efeitos nocivos da busca pelo status.

A boa notícia é que manipular os sinais da busca por um status elevado pode influenciar as pessoas a fazerem escolhas melhores. Por exemplo, Dubois e seus colegas publicaram um estudo em que disseram às pessoas que escolher tamanhos menores de porções é realmente um sinal de maior status.

Sob essas condições, as pessoas escolhem aperitivos pequenos para comer. A conexão entre a busca de status e as escolhas autodestrutivas não é inevitável


Nenhum comentário:

Postar um comentário