quarta-feira, 2 de novembro de 2011

FÍSICA QUÂNTICA - "BEM VINDOS AO FUTURO..PODEM ENTRAR!"



Max Planck estava num passeio pela manhã com seu filho mais velho Karl nos arredores de Berlim em 14 de dezembro de 1900 e o revelou: "Cheguei a um resultado científico tão importante para a Física quanto aqueles alcançados por Isaac Newton a dois séculos". 
Na tarde daquele mesmo dia, Max Planck apresentou seu trabalho à Sociedade Alemã de Física, inaugurando assim uma nova Física, a Física Quântica.
Essa nova teoria estabeleceu uma linha divisória na Física.
Tudo o que existiu na área antes dela é denominado Física Clássica. 
Tudo o que aconteceu depois dela é chamado de Física Moderna.
teoria de Planck, também conhecida como teoria dos quanta foi simples e, também, revolucionária. Tudo a partir de uma idéia bastante interessante: na Natureza, a energia é emitida ou absorvida em quantidades mínimas denominadas quanta, plural de quantum.
Essa hipótese quebrava a ideia clássica, e secular, a qual a energia era transmitida como um fluido contínuo de um sistema para outro, sem qualquer limitação em relação à quantidade.
Cem anos se passaram, os avanços tecnológicos continuaram e tudo isso transformou a vida e os costumes da humanidade.
Nos dias de hoje, praticamente tudo o que melhora a nossa vida provém de tecnologias que provem a partir desse momento de separação entre a Física Clássica e a Moderna, em outras palavras, a partir da Física Quântica.
Os transistores, o laser, os microcircuitos e os nanocircuitos são componentes dos modernos aparelhos que usamos diariamente.
Estão ganhando muita força no mundo todo as pesquisas em Nanotecnologia, um novo rumo da Física Quântica que explora as estranhas peculiaridades do mundo subatômico, implementando dispositivos mecatrônicos com tamanhos da ordem de nanômetros.
Para se ter uma ideia, um nanômetro cúbico corresponde ao volume ocupado por aproximadamente 258 átomos de carbono!
Toda essa tecnologia fundamenta-se nos princípios da Física Quântica...e isto é apenas o começo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário