domingo, 2 de janeiro de 2011

SAÚDE - "NOÇÕES BÁSICAS E IMPORTANTES PARA APOIO À PESSOAS COM CANCER"

(Informe-se e ajude de verdade)

O êxito no tratamento de câncer, depende muito do estado nutricional do paciente. Nesta fase, uma dieta equilibrada, rica em determinados nutrientes, pode providenciar uma melhor qualidade de vida, com possível redução dos efeitos colaterais e melhor reabilitação. O paciente quando está com câncer possui algumas particularidades:

Diminuição da ingestão alimentar
Diminuição da absorção
Alteração do metabolismo
Diminuição da função imunológica

Dessa maneira, sua alimentação deve apresentar algumas mudanças. Alguns alimentos são importantes para ajudar no processo de eliminação de possíveis metais pesados, que podem estar dentro das células prejudicando sua função, tais como:

Alimentos ricos em aminoácidos sulfurados como:

feijão, alho e cebola

Alimentos ricos em selênio e vitamina E:

castanha do Pará e amendoas

Evitar a cafeína pois contém substâncias que diminuem a absorção de nutrientes. A cafeína, além de estar presente no café, aparece também nos refrigerantes à base de cola, chá mate e preto e chocolate.

É importante que a pessoa esteja bem hidratada, ingerindo mais de 2 litros de água por dia;

>> Tomar MIDRIX da Medicina quantica vibracional como recurso de primeira instancia e importante coadjuvante no tratamento !

>> Acrescentar o bicarbonato de sódio à rotina alimentar do paciente sob orientação do terapeuta para resultados efetivos e irreversíveis.

Ingerir legumes, verduras e frutas pois possuem enzimas digestivas e fitoelementos que aumentam o poder dos antioxidantes naturais; utilizar iogurte natural com mel; levedo de cerveja e alcachofra para a desintoxicação do fígado (que fica sobrecarregado com a presença das drogas específicas para a doença).

A enzima SOD (superóxido dismutase) faz parte do sistema de defesa antioxidante das células contra radicais livres (que são moléculas quimicamente instáveis pela ausência de um elétron na última camada). Essa enzima é dependente de minerais como manganês, cobre e zinco que podemos encontrar em determinados alimentos.

Assim como o tratamento quimioterápico ou radioterápico aumenta muito a produção de radicais livres em células normais também, diminuindo a imunidade, é importante deixá-las com um bom sistema de defesa. Para aumentar as defesas do organismo, alimentos ricos em vitaminas antioxidantes (vitaminas E, C e Betacaroteno), são muito importantes. Essas vitaminas atuam no sistema de defesa do organismo contra radicas livres.

Os nitritos e nitratos, que são substâncias químicas colocadas em carnes (salsichas, lingüiças, salames - embutidos, enlatados e defumados) para assegurar sua maior conservação e melhorar sua aparência. Ao contato com aminas (presentes nos alimentos) mais a acidez do estômago, os nitritos e nitratos, se transformam em nitrosaminas, substância altamente cancerígena.

A vitamina C consegue "seqüestrar" estas nitrosaminas e não deixar que elas causem nenhum prejuízo. No câncer de mama recomenda-se diminuir o açúcar e a gordura por trazer prejuízo ao tratamento. Alimentos ricos em glutamina (que renova as células da mucosa, aumentando a absorção de zinco e selênio, promovendo maior imunidade), arginina (que melhora a resposta imune de cicatrização), nucleotídeos e ômega 3 e 6 (que diminui a desnutrição e a anemia e diminui a atividade das citoquinas), são importantes em casos de câncer.

Agendar sempre uma refeição grande no início do dia, mais 5 a 6 pequenas refeições diárias no decorrer do dia. Aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitamina B6, ácido pantotênico, ácido fólico, vitamina A, E e C. Empregar maior quantidade de alimentos ricos em betacaroteno. Beba suco de beterraba, cenoura, repolho roxo.

Beber também sucos de uva, cereja e maçã de preferência pela manhã. Não usar suplementação de ferro, o excesso de ferro pode diminuir a destruição do câncer por macrófagos (células que ajudam a regenerar os tecidos), mas é imprescindível corrigir as anemias, quando necessário, de preferência com alimentos ricos em ferro heme (carne vermelha) combinados com alimentos ricos em vitamina C na mesma refeição. Tem sido sugerido o aumento de alimentos ricos em aminoácidos de cadeia ramificada.

Todas as dietas anticâncer devem incluir grãos, nozes, sementes, arroz integral, aveia, verduras crucíferas como brócolis, couve de flor, repolho e couve de bruxelas. Evite comer os seguintes alimentos: alimentos ricos em calorias mas de pouco valor nutritivo, alimentos processados e refinados, gorduras saturadas (proveniente de animais, côco e dendê), sal, açúcar ou farinha branca. Corte o álcool e chás (exceto os de ervas).

Restrinja os laticínios (leite e derivados).

Os alimentos ricos em cálcio são: sardinha e atum com espinhas, amêndoas, castanha do pará, ostras, tofu (queijo de soja) e gergelim. Evite o contato com produtos químicos como sprays para cabelo, produtos de limpeza, ceras, tinta fresca, pesticidas, etc.

Comer alimentos ricos em germânio e rubídio. É importante uma orientação nutricional individualizada pois além dos problemas oriundos da própria doença, em cada paciente particularmente, se acompanha alergias alimentares, intolerâncias e preferências individuais. Não é o bastante apenas acompanhar o desenrolar do tratamento mas é preciso ainda monitorar a resposta individual de cada paciente à orientação nutricional.

FONTES NATURAIS DE NUTRIENTES GERMÂNIO:

alho, ginseng, cogumelos shitake, cebola.

MANGANÊS:

banana, aipo, grãos integrais, vegetais de folhas verde, legumes, nozes, abacaxi.

ZINCO:

levedura de cerveja, alimentos do mar, soja, espinafre, sementes de girassol, cogumelos.

COBRE:

legumes, nozes, alimentos do mar (principalmente ostras), uva passa, abacate, castanha-do-Pará, aveia, lentilha.

VITAMINA C:

acerola (fresca), brócolos, pimentão amarelo, kiwi, laranja, repolho

ARGININA:

nozes, cereais integrais.

GLUTAMINA:

complementado em cápsulas de acordo com orientação médica ou nutricional.

NUCLEOTÍDEOS:

aminoácidos provenientes de proteínas (carnes e ovos) ÔMEGA 3: peixes de águas profundas, como sardinha, tainha, salmão e atum ÔMEGA 6: óleo de prímula, linhaça

VITAMINA B6:

melaço, gérmen de trigo, arroz integral.

ÁCIDO PANTOTÊNICO (VITAMINA B5):

ovo, gérmen de trigo, soja, cogumelo, brócolos, aveia, batata doce.

ÁCIDO FÓLICO:

aspargos, batata, espinafre, milho, soja, laranja.

VITAMINA E:

óleo de gérmen de trigo, semente de girassol, amêndoas, nozes.

BETACAROTENO:

cenoura, espinafre, beterraba, batata doce, brócolis.

E talvez o mais importante,e o mais negligenciado recurso de tratamento : CORRIGIR O BIOTIPO CELULAR DO PACIENTE.

Cada tratamento deve ser encarado como ÚNICO pois cada ser humano tem seu biotipo individual. Isto posto e avaliado e corrigido corretamente resulta em tratamentos mais curtos e resultados geniais quando diagnosticado o cancer à tempo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário