sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

"SAÚDE - NÃO BEBA NADA DURANTE AS REFEIÇÕES"

(Péssima idéia na hora de se alimentar)

Fazer refeições ingerindo líquidos, tais como sucos ou refrigerantes é um péssimo hábito, criado essencialmente para o comércio faturar mais na hora de vender seu almoço, quem vai a um restaurante e não pede um refrigerante junto com a comida? Ou pior, em qual restaurante que isso não é oferecido?

Ao ingerirmos líquidos durante as refeições estamos, nada mais nada menos, prejudicando todo o processo digestivo, além de o organismo demorar muito mais para fazer a digestão, ainda pode causar fermentações e flatulências, além disso também prejudica a absorção dos nutrientes como vitaminas e minerais dos alimentos que estamos consumindo.

Já nos alimentamos tão mal, e ainda por cima prejudicamos a nós mesmos por que ingerimos líquidos nas refeições? Sim, e da pior maneira, já que nossos hábitos alimentares (diga-se do brasileiro) é rico em gorduras, frituras e nada de saladas e alimentos saudáveis, então, o pouco de nutrientes que poderíamos absorver dos poucos alimentos bons que ingerimos, são prejudicados justamente porque ingerimos líquidos durante as refeições.

Como todos sabem, a digestão já começa na boca, com a mastigação. Se mastigamos bem os alimentos, produzimos muita saliva, e então não precisamos de líquidos. Aliás, mastigar bem os alimentos também ajuda o processo digestivo a ser mais eficiente e rápido, pois o organismo não vai precisar se desgastar quebrando em pedaços o alimento que poderíamos ter quebrado antes de chegar ao estômago.

Não bastasse tudo isso, com o calor do verão temos o hábito de beber líquidos gelados durante as refeições. Isso é pior ainda, pois o líquido gelado solidifica a parte oleosa dos alimentos, dificultando mais ainda a digestão.

Se o hábito de tomar bebidas junto às refeições é tão forte que não consegue ficar sem, tente ir mudando aos poucos, diminua a quantidade ATÉ PARAR, beba líquidos menos gelados e comece a beber só DEPOIS que terminar a refeição. O ideal é seguir os hábitos orientais e ingerir chás quentes (mornos) após as refeições. Eles ajudam no processo digestivo por serem quentes, como o chá verde, mas existem chás específicos como os de hortelã, erva-doce, cidreira e camomila, que são digestórios, ótimos para serem consumidos APÓS as refeições.

Os sucos e bebidas geladas podem ser consumidos depois de duas horas após as refeições, para que não atrapalhem em nada o processo digestivo.

Ter uma alimentação saudável não quer dizer só consumir alimentos frescos, crus, não indusrializados ou isentos de gorduras, quer dizer também alterar seus hábitos de vida para algo mais saudável.

Comece aos poucos e mude seus hábitos, sua saúde agradece!


(Fonte : http://www.alimentacao-saudavel.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário