quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

"SAÚDE - ENXAQUECA CRÔNICA E OUTROS MALES PODEM ESTAR VINDO DE SUAS OBTURAÇÕES DENTÁRIAS"


A comissão consultiva da Administração de Alimentos e Drogas (FDA) dos EUA anunciou que vai estudar dados atualizados sobre preenchimentos de mercúrio de amálgamas dentárias, que podem indicar possíveis problemas de saúde para os pacientes.

Obturações dentárias de amálgama são ligas compostas de vários metais e 50% mercúrio. A toxidade do mercúrio é bem estudada, mas quando se trata de restaurações de amálgama não há uma grande quantidade de dados. Muitos dentistas preferem esses enchimentos porque são baratos, fáceis de pôr em prática e duráveis.

Os profissionais da odontologia também argumentam que enchimentos do mercúrio duram mais do que resinas compostas, e são mais fáceis de aplicar no dente.

No entanto, alguns especialistas afirmam que o mercúrio desses enchimentos penetra no corpo e danifica células humanas, especialmente no cérebro, ossos e rins. Qual e quanto dano causa ainda é desconhecido; é por isso que o comitê consultivo está revendo o assunto.

Em uma audiência pública, 30 pessoas testemunharam a favor e contra o uso de amálgamas. Jessica Kerger, uma advogada, disse que era uma criança saudável até que começou a ter amálgamas. Conforme ficou mais velha, ela enfrentou vários problemas de saúde e uma variedade de diagnósticos. Mais tarde, ela descobriu que tinha envenenamento por mercúrio.

Agora, após o tratamento para o excesso de mercúrio em seu corpo, Jessica culpa os enchimentos de mercúrio e pede ao FDA para se livrar deles.

Enquanto outros também afirmaram que o mercúrio causou problemas de saúde tais como perda de memória, problemas de visão, abortos e paralisia, muitos profissionais da área odontológica pediram que as restaurações de amálgama permanecessem.

Um defensor dos dentistas disse que as acusações públicas de que os profissionais obrigam os pacientes a receber restaurações de amálgama é exagerada. Nenhum dentista faria isso, especialmente forçar mulheres grávidas e crianças pequenas.

Mesmo assim, alguns dentistas afirmaram evitar o uso de restaurações de amálgama por causa dos inúmeros relatórios públicos de envenenamento por mercúrio.

A comissão recomendou ao FDA modelos que poderiam ser usados para analisar os efeitos da exposição ao vapor de mercúrio das obturações dentárias. E, ao projetar esses modelos, a agência deve levar em consideração a idade, histórico de saúde e constituição física dos indivíduos.

Geralmente quem foi intoxicado pelo mercúrio pode apresentar sintomas como dor de estômago, diarréia, tremores, depressão, ansiedade, enxaqueca crônica, gosto de metal na boca, inflamação e sangramento na gengiva, insônia, falhas de memória e fraqueza muscular, nervosismo, mudanças de humor, agressividade, dificuldade de prestar atenção e até demência. No sistema nervoso, o produto tem efeitos desastrosos, podendo dar causa a lesões leves e até à vida vegetativa ou à morte, conforme a concentração
Houve também a discussão de que mais dados precisam ser pesquisados para chegar a modelos melhores.
E o FDA fará exatamente isto !

Na dúvida, não use !

FONTE - CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário