terça-feira, 20 de julho de 2010

"SAÚDE - MANTENDO BONS NIVEIS DE COLESTEROL"


Manter bons níveis de colesterol é uma preocupação constante para quem está de olho na saúde. Recente pesquisa feita por cientistas americanos, por exemplo, descobriu que adequados níveis de colesterol bom são eficazes na prevenção contra o câncer.

Assim, fomos buscar a opinião de duas nutricionistas para revelar quais são os alimentos indicados, e os que devem ser evitados, no consumo diário para dar uma forcinha para a sua saúde.

Para a nutricionista Aline Moscoso a alimentação regrada é o melhor caminho para aqueles que desejam combater o colesterol alto.

— Um segredo fácil de ser posto em prática é fracionar as refeições em cinco a seis vezes ao dia. Além disso, diminuir o consumo de gordura saturada, dar preferência para óleos com alto teor de gordura monoinsaturada, como o azeite de oliva e óleo de canola, e trocar alimentos fritos e empanados pelos assados e grelhados são essenciais — destaca.

Já a nutricionista Viviane Franco lembra também que manter níveis desejáveis de colesterol inclui muito mais do que hábitos alimentares saudáveis com uma dieta regular. Segundo ela, a alimentação balanceada precisa ser acompanhada por outros hábitos.

— De maneira geral, podemos afirmar que uma alimentação variada, com consumo de frutas, leguminosas e hortaliças aliada a outros hábitos de vida saudável como a prática de atividade física regular e a cessação do tabagismo contribuem muito para a manutenção da saúde e redução dos níveis elevados de lipídios plasmáticos — destaca.

Segundo a especialista, fazer exercícios ajuda a diminuir os níveis da Lipoproteína de Baixa Intensidade (LDL), chamada de "colesterol ruim" e aumenta os níveis da Lipoproteína de Alta Intensidade (HDL), chamada de "colesterol bom".

Aline destaca ainda que não se pode verificar os níveis de colesterol bom ou ruim na hora de comprar alimentos.

— Os alimentos são classificados conforme suas propriedades benéficas, seja aumentando o HDL ou diminuindo LDL e os que devem ser evitados por aquelas pessoas com problemas de colesterol ou com alguma pré disposição — explica.

Confira a lista de alguns alimentos que devem ser consumidos por aumentar o colesterol bom ou diminuir o ruim:

Feijão: É rico em fibra solúvel, que ajuda a levar a gordura para fora do organismo.

Tomate e melancia: Alimentos ricos em licopeno, pigmento que confere a cor vermelha nos alimentos, um antioxidante que combate as placas de gordura.

Abacate: Fruta rica em gordura monoinsaturada, que diminui o LDL e aumenta o colesterol bom (HDL). Atenção: Consuma-o com moderação, pois é altamente calórico.

Chocolate: Sendo amargo e consumido com moderação, ajuda a reduzir o LDL pela presença de flavonóides.

Aveia: Rica em vitaminas do complexo B, vitamina E e betaglucano, que é uma fibra solúvel, responsável por remover o colesterol da corrente sanguínea.

Alho: Contém vitamina E, selênio e compostos alílicos. Reduz o LDL, impede que a molécula gordurosa se prenda nas paredes das artérias. Evite cozinha-lo por muito tempo em altas temperaturas para não perder suas propriedades benéficas.

Azeite de oliva: Rico em gorduras monoinsaturadas, capaz de reduzir o LDL e aumentar o HDL.

Amêndoas, nozes e castanhas: São ricas em selênio, vitamina E e gorduras monoinsaturadas, diminuem o LDL e aumentam HDL.

Maçã, laranja e cenoura: São ricas em fibra solúvel chamada pectina que ajuda a reduzir o colesterol.

Uvas: Rica em flavonóides que ajudam a controlar o colesterol.

Veja os alimentos que devem ser evitados por pessoas com problemas de colesterol:

Margarina, manteiga, creme de leite, queijos cremosos e amarelos (prato, parmesão, mussarela), nata de leite, gordura hidrogenada, banha animal, óleo e leite de coco.
Bacon, toucinho, lingüiças, salame, presunto gordo, mortadela.


(Fonte - Site Bem Estar/ http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/bem-estar/19,0,2976224,Especialistas-dao-dicas-de-como-manter-bons-niveis-de-colesterol.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário