sexta-feira, 23 de julho de 2010

"CIÊNCIA - TELESCÓPIO DA NASA ENCONTRA MACRO MOLÉCULAS PARECIDAS COM BOLAS DE FUTEBOL LIVRES NO ESPAÇO"


O telescópio Spitzer, da Nasa (agência espacial americana), descobriu moléculas de carbono em formato de esfera chamadas de buckyballs.

O nome foi uma homenagem ao arquiteto Buckminster Fuller, inventor de uma estrutura que se chama domo geodásico (espécie de globo formado por pequenos triângulos). A molécula tem uma composição muito parecida com a invenção.

É a primeira vez que as buckyballs são vistas no espaço, mas astrônomos já haviam estudado sua formação em laboratório há 25 anos.

Em 1996, Richard Smalley, professor americano, foi um dos ganhadores do Prêmio Nobel de Química de 1996 por descobrir as buckyballs. A novidade foi um grande impulso para o estudo da nanotecnologia.

Cada molécula tem 60 átomos de carbono organizados como se formassem uma bola de futebol cheia de gomos. Além da buckyball, o telescópio detectou moléculas semelhantes, com 70 átomos de carbono e semelhante a uma bola de rúgbi.

As buckyballs vibram em uma grande variedade de modos - 174 maneiras diferentes de sacudir, para ser mais exato. Quatro desses modos de vibração fazem as moléculas absorver ou emitir luz infravermelha. Todos os quatro modos foram detectados pelo Spitzer.

As partículas estavam juntas a nebulosa planetária Tc1, que nada mais é do que um resquício de estrelas, como o Sol, que envelhecem e desintegram suas camadas externas de gás e poeira.

Jan Cami, da Universidade de Ontário ocidental, no Canadá, comentou a descoberta.

- Nós encontramos o que hoje são as maiores moléculas existentes no espaço. Estamos animados porque elas têm propriedades únicas que as tornam agentes importantes para o estudo de todos os processos físicos e químicos que acontecem no espaço.

(Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário