sexta-feira, 25 de junho de 2010

"SAÚDE - VITAMINA B6 DIMINUI EM 50% RISCOS DE CANCER NO PULMÃO"


Os níveis elevados da vitamina B6 e do aminoácido metionina podem proteger contra o cancro do pulmão, mesmo em quem é fumador, refere um estudo publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA), noticia o site Saúde na Internet.

A vitamina B6 está presente em alimentos como o feijão, cereais, carne, peixe e em algumas frutas e legumes. A metionina encontra-se também na proteína animal, nozes e sementes de vegetais.

Estudos anteriores já tinham demonstrado que a deficiência de vitamina B6 pode aumentar a probabilidade de ocorrência de danos no ADN.

Este estudo, liderado por Paul Brennan, da Agência Internacional para o Estudo do Cancro, de Lyon, França, envolveu 519.978 participantes de dez países europeus, entre 1992 e 2000. Deste total, 385.747 foram submetidos a exames de sangue. Em 2006, os cientistas registaram 899 casos de cancro do pulmão, que foram comparados com os dados de 1.770 participantes do grupo de controle.

Segundo os cientistas, os casos de cancro foram relatados em pessoas com níveis mais baixos de vitamina B6, e o menor risco foi associado a pessoas com altos índices de metionina, inclusive em fumadores. O folato também revelou proteção, diminuindo em dois terços o risco da doença em fumadores e ex-fumadores, mas não nos não fumadores.

Os resultados sugerem que os níveis elevados de vitamina B6 e metionina estão relacionados com uma redução de, pelo menos, 50% no risco de uma pessoa desenvolver cancro do pulmão.


(Fonte - POP - Portal da Oncologia - http://www.pop.eu.com/news/2702/26/Vitamina-B6-e-metionina-diminuem-risco-de-cancro-do-pulmao-em-50.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário